segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Desafio Literário de 2013


Estamos em 2013 e eu tentarei seguir um livro para cada objetivo. Talvez eu realmente não consiga completá-lo, pois ano de pré-vestibular é muito complicado. Mas não custa tentar não é?

Janeiro - Tema Livre

Como o tema é livre, prefiro aproveitar o resto das férias para continuar lendo livros infanto-juvenis. Pretendo ler Em Chamas e A Esperança, sequências da saga de 'Jogos Vorazes'. Quero ler também pelo menos o primeiro livro da saga Maze Runner, Correr ou Morrer.

Fevereiro - Livro que me faça rir

Não conheço muitos livros de comédia. Mas se tem autores que conheço, brilhantes na arte da comédia, são os fantásticos Jô Soares e Luís Fernando Veríssimo. Pretendo ler 'Diálogos Impossíveis', do Luis Fernando Veríssimo.

Março - Animais Protagonistas

Com certeza, será 'Revolução dos Bichos' do George Orwell. '1984' me surpreendeu e fiquei encantado com a forma de escrita do autor. Espero gostar desta obra que trata sobre assuntos políticos utilizando alegorias.

Abril - Uma ou mais das quatro estações no título

'Palácio de Inverno' do John Boyne é uma boa pedida. O autor é conhecido pelas obras 'O Menino de Pijama Listrado', 'O Garoto no Convés' e 'O Pacificador'. John consegue criar estórias cativantes e emocionantes mesclando-as com eventos históricos importantes.

Maio - Livros Citados em Filmes

Sou louco para ler 'A Nascente' de Ayn Rand, mas nunca acho em nenhum local para vender. A primeira vez que ouvi falar desse livro foi quando li 'As Vantagens de Ser Invisível', mas como eles mencionam também no filme, resolvi optar por essa obra.

Junho - Romance Psicológico

'Memórias Póstumas de Brás Cubas', de Machado de Assis e 'Angústia', do Graciliano Ramos são duas obras bastante comentadas no campo da psicologia. Pretendo ler ambos. Também colocaria 'São Bernardo', mas felizmente já o li no ano passado. A propósito, 'São Bernardo' é uma versão de 'Dom Casmurro' nordestina. A obra me surpreendeu e certamente Graciliano sabe mexer com o psicológico dos personagens.

Julho - Cor no título

'Meu Nome é Vermelho' é o único livro que me vem á mente.

Agosto - Vingança

'A Lista Negra', da Jennifer Brown. É um livro bastante comentado e dizem que é realmente impressionante. Quero lê-lo principalmente por tratar de um tema tão importante nos dias de hoje, que é o Bullying.

Setembro - Autores Portugueses

Até por estar na lista de livros que terei que ler para o teste da Unicamp e da USP, escolherei 'Viagens na Minha Terra', de Almeida Garrett. Muitos falam que é um livro bastante complicado, mas não me importo. Tá na faculdade, então vamo que vamo.

Outubro - Histórias de Superação

'A Culpa é das Estrelas'. Trata-se de um livro sobre jovens e câncer etc.

Novembro - Livros que foram banidos

Sempre adimirei a luta feminina por reconhecimento. E em nenhuma obra vi isso mais do que em 'A Moradora de Wildfell Hall', livro da escritora inglesa Anne Brontë. No meio do século XIX, o livro foi proibido, pois ofendia aos homens e dava crédito ao poder feminino. 

Dezembro - Natal

'Um Cântico de Natal', de Charles Dickens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário